segunda-feira, 9 de abril de 2012

Há 182 anos que nasceu o criador do primeiro projetor de filmes


Numa altura em que a animação por computador  se vem  tornando um dos maiores campos para os profissionais da animação, é bom lembrar Eadweard Muybridge, criador do zoopraxiscópio , o primeiro projetor de filmes da história que demonstrou, em 1897, a imagem de um cavalo a galope, experiência denominada “Sallie Gardner à Galope”.
Foi realizado para provar que todas as patas de um cavalo saem do ar, durante o galope, com uma série de 24 fotografias, exibidas em série com o zoopraxiscópio de Eadweard.
Esta máquina, o  zoopraxiscópio, consiste num disco circular com uma sequência de imagens que, quando gira, dá a impressão de movimento. O equipamento serviu de inspiração para a nova geração de projetores de filmes de Thomas Edison e William Dickson.
Assim,  o primeiro projetor de filmes surgiu, altura em que ainda se podia assassinar um amante da esposa sem ser condenado como, de resto, o fez o próprio Eadweard J. Muybridge, homicídio pelo qual foi julgado inocente, pois na época era considerado justificável.
Felizmente a mudança não aconteceu só na arte da animação.
O Google Doodle de hoje, dia 9 de Abril, de comemoração do1982º aniversário do criador  do zoopraxiscópio, funciona da mesma maneira que o disco de Eadweard, sequenciando doze frames de Eadweard dando a impressão de movimento com o uso de JavaScript.
 Veja o efeito  clicando em:

Sem comentários:

Enviar um comentário