quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto Coastwatch - Saída de campo a repetir...


No dia 14 de março, realizou-se, à semelhança do ano letivo anterior, uma saída de campo dinamizada no âmbito do Projeto Coastwatch. Um grupo de cerca de 20 alunos do 8º ano, acompanhado pelas professoras Adriana Amaral, Ana Cadima, Maria de Céu Neto e Silvina Reis, rumou até às praias de São Pedro de Moel e Água de Madeiros, onde procedeu à observação da fauna e flora locais e caracterização do tipo e quantidade de resíduos encontrados. Ao longo do percurso efetuado foram também observando localmente alguns aspetos abordados nos conteúdos programáticos, que assim se tornaram mais significativos.
             
 Com a informação recolhida, foi preenchido um formulário, que servirá para elaborar uma base de dados, atualizada anualmente, sobre o estado do litoral, de modo a contribuir para a sua gestão sustentada, recuperação de zonas degradadas e proteção de zonas sensíveis.
                A saída de campo foi bastante enriquecedora. Para além dos conhecimentos adquiridos, das curiosidades partilhadas, os alunos tiveram um contacto próximo com a realidade e ficaram sensibilizados para a problemática da poluição costeira e para a importância da biodiversidade característica dos ecossistemas costeiros. Um sucesso, a repetir!..

Texto de: Adriana Amaral
 Área de Biologia- Geologia

Sem comentários:

Enviar um comentário