Importa referir que as zonas húmidas são dos ecossistemas mais ricos e produtivos do mundo, em termos de diversidade biológica, possuindo grandes concentrações de aves aquáticas, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados, sendo a água o elemento estruturante destes ecossistemas.
Estes sítios foram selecionados, por um sistema de classificação, relacionado com a importância internacional que possuem, de acordo com quatro critérios:
- Representatividade e unicidade do ecossistema;
- Valores da fauna e flora; •
- Importância na Conservação de aves aquáticas;
- Importância na Conservação de peixes.
É local de desova e crescimento de muitos peixes e anfíbios bem como local de alimentação para muitos outros animais. Anualmente recebe muitas aves migratórias.
No Paul de Tornada foram recenseadas 122 espécies de vertebrados, das quais 66 estão protegidas pela Convenção de Berna, 15 das quais são espécies ameaçadas, que constam no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.
O Paul é um vestígio de um passado longínquo em que o mar penetrava mais profundamente na faixa de sedimentos jurássicos do Vale Tifónico das Caldas da Rainha, e em que o Rio de Tornada era navegável.
Fica aqui uma fotografia encontrada em: http://www.associacao-pato.org/paul-de-tornada.html para quem não conhece.
Sem comentários:
Enviar um comentário