terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Agatha Christie


15 de setembro de 1890 - 12 de janeiro de 1976.


No passado dia 12 fez 36 anos que faleceu Agatha Christie.

Foi uma romancista policial britânica e autora de mais de 80 livros. Criou as famosas personagens Miss Marple, Hercule Poirot, Tommy e Tuppence Beresfor, entre outros.
Foi educada em casa, onde estudou piano e canto, até que se casou, em 1914, com o coronel Archibald Christie, cujo sobrenome adotaria até ao final da vida. 
 Agatha Mary Clarissa Christie é conhecida mundialmente como a Rainha do Crime ou Duquesa da Morte. Os seus livros venderam milhões de cópias e foram traduzidos para 103 idiomas.
É a autora mais publicada de todos os tempos, em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare.  
Agatha começou a escrever sob influência da sua mãe, que a incentivou a criar um conto, enquanto Agatha estava com um forte resfriado e de cama.
O primeiro romance de Agatha Christie, O Misterioso Caso de Styles, foi escrito no final da Primeira Guerra Mundial, na qual ela serviu como enfermeira. Nele criou Hercule Poirot, o pequeno detetive belga que mais tarde se tornaria a personagem de crimes de ficção mais popular desde Sherlock Holmes. Foi publicado em 1920.
O sucesso dos seus romances deve-se à fórmula simples que ela usava: Um assassinato abala o cenário pacífico das suas personagens, e a posterior descoberta e punição do culpado restaura a tranquilidade, o que tem um efeito tranquilizador e catártico nos leitores. Cria o enigma e apresenta a solução.
Agatha Christie é uma das mais populares escritoras de sempre, apreciada por leitores de todas as idades e com formação dos mais diversos tipos. A sua obra constitui, por isso, um marco importante da história do romance policial.
Podes ver, na vitrine, da nossa escola algumas das suas obras traduzidas para português.

      

Sem comentários:

Enviar um comentário