segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Exposição “Animais nossos Amigos”

Está patente, na Biblioteca Escolar, de 8 a 23 de novembro, a Exposição “Animais nossos Amigos”. Esta exposição resulta de uma parceria com o Museu de Leiria e está aberta à comunidade.





A exposição remete-nos para meados do séc. XX. Nessa altura, e após a morte do poeta, “Horácio Eliseu propôs à Câmara a realização de uma singela homenagem a Lopes Vieira que glorificasse a obra do autor dedicada às crianças.”

Em 1949 apresenta um projeto de construção de um Jardim Infantil, com uma pequena biblioteca de obras infantis de Lopes Vieira, ajardinado exteriormente com as figuras do livro de 1911, Animais Nossos Amigos, figuras esculpidas em pedra, fundidas em bronze e desenhadas em painéis por Anjos Teixeira Filho. (…) O projeto obteve aceitação e, a 30 de abril de 1955, no mesmo dia em que se inaugurava a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (na altura, nos Paços do Concelho), fazia-se uma festa dedicada às crianças no Jardim Afonso Lopes Vieira. (atualmente Parque Avião)  (in http://www.cm-leiria.pt/pages/399)

Sem comentários:

Enviar um comentário