sábado, 17 de março de 2012

Morreu Frank Sherwood Rowland - cientista que alertou para o buraco na camada de ozono

Morreu, no passado sábado, aos 84 anos de idade, o cientista americano Frank Sherwood Rowland, Nobel de química, premiado  por relacionar a deterioração da camada de ozono - responsável por filtrar a radiação ultravioleta do sol -  com os gases CFCs (clorofluorocarbonos), que eram usados em aerossóis e em compressores para sistemas de refrigeração.
Professor da Universidade da Califórnia, Rowland sofria de mal de Parkinson. Rowland ganhou o prémio Nobel de Química em 1995 em parceria com Mario Molina e Paul Crutzen  pelos  seus estudos sobre a camada de ozono.  Foram eles que explicaram como o ozono na atmosfera é decomposto pelo clorofluorcarbono (CFC), uma substância que era usada em aerossóis na década de 1970. Antes da descoberta, o produto era considerado “limpo”, sem riscos ao meio ambiente. Porém, anos depois, os buracos na camada de ozono sobre as regiões polares deixaram clara a importância do trabalho de Rowland e seus colegas. O CFC foi banido por uma resolução das Nações Unidas e  caiu em desuso durante a década de 1990.
O buraco de ozono está a diminuir, sendo este um bom exenplo para nos incentivar à nudança de comportamentos ambientais, que nos estão a levar para o caos, para a morte do planeta!
Em 1997, durante um debate sobre clima na Casa Branca, nos EUA, Rowland falou sobre o papel relevante dos cientistas na pesquisa e disseminação de descobertas relacionadas ao meio ambiente. "Não é uma responsabilidade dos cientistas que acreditam ter encontrado algo que pode afetar o meio ambiente fazer algo a respeito o suficiente para que a transformação aconteça?”, questionou. “Se não formos nós [cientistas] a agir, quem será? E se não for agora, quando será?”.

Sem comentários:

Enviar um comentário