segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ciência na Escola - EB1 da Sismaria Faz Pão com Ciência na ESALV

Leveduras a trabalhar, pão fofinho para lanchar

 No dia 14 de Maio, os alunos do 4º ano da escola do primeiro ciclo de Sismaria da Gândara, logo de manhã, deslocaram-se à Escola Secundária Afonso Lopes Vieira. Quando lá chegaram dirigiram-se para o auditório para assistir a uma apresentação multimédia sobre como se faz pão.
Em seguida foram para o laboratório onde fizeram massa de pão com fermento e sem fermento.
Enquanto o pão esteve a levedar, os alunos foram acompanhados pelas alunas do Curso de Apoio à Infância até ao polivalente onde realizaram dois jogos obre o pão.
Depois regressaram à sala, amassaram de novo a massa e colocaram-na no forno.

Enquanto a massa cozia, os alunos comeram iogurte natural feito pelos alunos do 12º ano, foram visitar a horta biológica e observaram os compostores. De regresso à sala, os alunos observaram as leveduras ao microscópio e puderam finalmente provar o pão que tinham feito.
Foi muito interessante observar que o pão sem levedura não cresceu como o que levou levedura.
No entanto, ambos estavam deliciosos acompanhados com a manteiga a derreter e um copinho de sumo.
Os alunos que participaram nesta interessante atividade agradeceram às professoras Regina e Teresa a sua simpatia, todas as explicações dadas e a disponibilidade dispensada. Por fim as professoras entregaram aos alunos participantes um desdobrável com toda a informação e um diploma de participação. Todos consideraram esta manhã muito bem passada.
Os alunos gostaram muito!
Texto elaborado por: 4.º Ano da EB1 da Sismaria
 Enviado pelas professoras: Carina e Olivia

Sem comentários:

Enviar um comentário