quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

  • abril

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
23 de abril
Neste dia a BE saiu porta fora e instalou uma banca com sugestões de leitura na entrada do Polivalente. Todos os que por ali circulavam tiveram a oportunidade de folhear e requisitar os livros que maior interesse lhes despertou.




  • maio/junho
Dia da Criança - 1 de junho


ALGUMAS PROPOSIÇÕES COM CRIANÇAS 

criança está completamente imersa na infância
a criança não sabe que há-de fazer da infância
a criança coincide com a infância
a criança deixa-se invadir pela infância como pelo sono
deixa cair a cabeça e voga na infância
a criança mergulha na infância como no mar
a infância é o elemento da criança como a água
é o elemento próprio do peixe
a criança não sabe que pertence à terra
a sabedoria da criança é não saber que morre
a criança morre na adolescência
Se foste criança diz-me a cor do teu país
Eu te digo que o meu era da cor do bibe
e tinha o tamanho de um pau de giz
Naquele tempo tudo acontecia pela primeira vez
Ainda hoje trago os cheiros no nariz
Senhor que a minha vida seja permitir a infância
embora nunca mais eu saiba como ela se diz

Ruy  Belo
 

E  TUDO  ERA  POSSÍVEL  


Na minha juventude antes de ter saído
da casa de meus pais disposto a viajar
eu conhecia já o rebentar do mar
das páginas dos livros que já tinha lido

Chegava o mês de maio era tudo florido
o rolo das manhãs punha-se a circular
e era só ouvir o sonhador falar
da vida como se ela houvesse acontecido

E tudo se passava numa outra vida
e havia para as coisas sempre uma saída
Quando foi isso? Eu próprio não o sei dizer

Só sei que tinha o poder duma criança
entre as coisas e mim havia vizinhança
e tudo era possível era só querer


Ruy Belo



Aquela nuvem
Aquela nuvem
parece um cavalo…

Ah! Se eu pudesse montá-lo!
Aquela?
Mas já não é um cavalo,
É uma barca à vela.

Não faz mal.
Queria embarcar nela.

Aquela?
Mas já não é um navio,
é uma torre amarela
a vogar no frio
onde encerraram uma donzela.

Não faz mal.
Quero ter asas
para a espreitar da janela.

Vá, lancem-me no mar
donde voam as nuvens
para ir numa delas
tomar mil formas
com sabor a sal
- Labirinto de sombras e de cisnes
No céu de água-sol-vento-luz
concreto e irreal…                          
José Gomes Ferreira



Quando os crianças brincam
E eu os oiço brincar,
Qualquer coisa em minha alma,
Começa a se alegrar.

E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.

Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinto
Isto no meu coração.


Fernando Pessoa









Mensagens com chupa-chupa. 
Se frequentas a BECRE, leva uma mensagem doce contigo!

De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?"Ernest Hemingway 
 "A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes."Oscar Wilde
"O que se faz agora com as crianças é que elas farão depois com a sociedade." Karl Mannheim
 "Ainda acabo a fazer livros onde as nossas crianças possam morar." Monteiro Lobato
"Nada assombra quando tudo assombra: é a idade das crianças."Antoine Rivarol 
As crianças não têm passado, nem futuro, e coisa que nunca nos acontece, gozam o presente.Jean de La Bruyère
  "Todas as grandes personagens começaram por serem crianças, mas poucas se recordam disso."Antoine de Saint Exupéry
 "O estudo, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido sermos crianças por toda a vida."Albert Einstein 
"As crianças acham tudo em nada, os homens não acham nada em tudo." Giacomo Leopardi
"Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo. Mas nem todas as respostas cabem num adulto."Arnaldo Antunes
  "Imaginando um oceano, as crianças brincam  a poça de água."Carlos Novais
  É engraçado...Quando eu fecho os olhos o mundo desaparece.Mafalda (Quino)
  Tudo serve para alguma coisa, mas nada serve para tudo.Mafalda (Quino)
 O homem é um animal de hábito ou será que de hábito o homem não é um animal?Mafalda (Quino)
 Às vezes pergunto-me se a vida moderna não tem mais de moderna do que de vida.Mafalda (Quino)
  E não é que neste mundo há cada vez mais gente e cada vez menos pessoas?Mafalda (Quino)
 Se a vida começa aos 40, por que nascemos com tanta antecedência?Mafalda (Quino)
 O urgente nunca deixa tempo para o importante.Mafalda (Quino)
 O problema da família humana é que todos querem ser o pai.Mafalda (Quino) 
Se é uma questão de títulos, eu sou a sua filha. E recebemos os nossos diplomas no mesmo dia! Ou não?Mafalda (Quino)  
Boa noite mundo! Boa noite e até amanhã, mas fique atento! Há muita gente irresponsável acordada, ouviu?Mafalda (Quino)
 Não seria maravilhoso o mundo se as bibliotecas fossem mais importantes do que os bancos?Mafalda (Quino)
 Parem o mundo, que eu quero descer!Mafalda (Quino)
 Meio mundo gosta de cães; e até ao dia de hoje ninguém sabe o que quer dizer au au.Mafalda (Quino)
O mal dos velhos é que vivem a observar o futuro com a nuca.Mafalda (Quino)
 O calendário é a burocracia do tempo!Mafalda (Quino)

 Não seria maravilhoso o mundo se as bibliotecas fossem mais importantes do que os bancos? Mafalda (Quino)



Sem comentários:

Enviar um comentário