segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

13 de fevereiro - Celebra-se pela primeira vez o Dia Mundial do Rádio


A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, declarou em Outubro de 2011, o dia 13 de Fevereiro como Dia Mundial da Rádio.
A ideia da criação de um dia mundial da rádio há mais de uma década que estava a ser pensada, mas só ganhou forma na Unesco a partir de uma proposta formal apresentada por Espanha no final do ano passado.
O  dia escolhido, foi o dia 13 de Fevereiro, porque foi o dia em que foi pela primeira vez emitida em 1946 a United Nations Rádio, para um grupo de seis países.
A história da rádio está marcada no seu início por três nomes principais: Michael Faraday, James Maxwell e Henrich Rudolph Hertz.
Michael Faraday foi um cientista inglês que, em 1831, descobriu a indução magnética. Inspirou, mais tarde, James Maxwell, escocês que, em 1864, demonstrou que as forças elétricas e magnéticas têm a mesma natureza e que os campos elétricos e magnéticos propagam-se com a velocidade da luz. No entanto, tudo começou mesmo quando Enrich Rudolf Hertz, em 1890,  inspirado nos estudos anteriores, demonstrou na prática a existência de ondas eletromagnéticas, ondas essas que  foram chamadas de “ondas de rádio”, ou "ondas hertzianas" ou "quilohertz". Foi o início da história da propagação radiofónica. 
Contudo foi o cientista italiano Guglielmo Marconi que fundou, em Londres, a primeira companhia de rádio. Em 1896 Marconi já havia demonstrado o funcionamento dos seus aparelhos de emissão e receção de sinais na própria Inglaterra, quando percebeu a importância comercial da telegrafia. Em 1896, Marconi fez a sua primeira transmissão pública sem fio, em código Morse.
O primeiro Dia Mundial da Rádio reuniu hoje em Lisboa estudantes, radialistas e profissionais de vários grupos de media, num encontro para discutir o passado, assim como as novas tendências deste meio de comunicação social.
Fontes :http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=2300164&seccao=Media
             http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/articolo.asp?c=562765

Sem comentários:

Enviar um comentário