sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Dia Mundial das Zonas Húmidas - 2 de fevereiro

No dia 2 de fevereiro comemorou-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas que decorre da Convenção Ramsar, assinada em 1971 na cidade iraniana que lhe deu o nome. Já assinaram esta Convenção 154 países, entre os quais Portugal, que contribui com 12 sítios Ramsar para os cerca de 1634 existentes pelos cinco continentes.
Importa referir que as zonas húmidas são dos ecossistemas mais ricos e produtivos do mundo, em termos de diversidade biológica, possuindo grandes concentrações de aves aquáticas, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados, sendo a água o elemento estruturante destes ecossistemas.
Estes sítios foram selecionados, por um sistema de classificação, relacionado com a importância internacional que possuem, de acordo com quatro critérios:
  • Representatividade e unicidade do ecossistema;
  • Valores da fauna e flora; •
  • Importância na Conservação de aves aquáticas;
  • Importância na Conservação de peixes.
Das 12 zonas húmidas reconhecidas, Paúl da Tornada é a que pertence ao nosso distrito. Situado na freguesia de Tornada, no concelho de Caldas da Rainha, o Paul de Tornada é uma zona húmida de água doce de baixa profundidade, com uma área de 46 ha.
É local de desova e crescimento de muitos peixes e anfíbios bem como local de alimentação para muitos outros animais. Anualmente recebe muitas aves migratórias.
No Paul de Tornada foram recenseadas 122 espécies de vertebrados, das quais 66 estão protegidas pela Convenção de Berna, 15 das quais são espécies ameaçadas, que constam no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.
O Paul é um vestígio de um passado longínquo em que o mar penetrava mais profundamente na faixa de sedimentos jurássicos do Vale Tifónico das Caldas da Rainha, e em que o Rio de Tornada era navegável.
Fica aqui uma fotografia encontrada em: http://www.associacao-pato.org/paul-de-tornada.html para quem não conhece.

Sem comentários:

Enviar um comentário