terça-feira, 1 de maio de 2012

1.º de Maio - Dia do Trabalhador

        Todos os anos, no dia 1 de Maio, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador. As origens deste dia não são muito recentes, pois remontam ao  séc. XIX.
Nessa época, abusava-se muito dos trabalhadores, porque chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia, o que era muito cansativo e até prejudicial à saúde!
Foi no dia 1º de Maio de 1886 que 500 mil trabalhadores saíram às ruas nos Estados Unidos.Chicago, na época, era o principal centro de agitação política dos EUA e os anarquistas exerciam a maior influência no movimento. Entre 80 e 90 mil pessoas saíram às ruas em apoio ao crescente movimento somente na cidade de Chicago.
Os trabalhadores não se deixaram abater e 4 dias depois voltaram às ruas onde voltaram a ser reprimidos.
Três anos depois, em 1889, o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta.
No ano seguinte os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974,  após a revolução do 25 de Abril, é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.
No entanto, em Portugal, as 8 horas de trabalho diário só foram conquistadas a partir de Maio de 1996.
E agora, com a nova Lei Laboral como será?
Se quiseres podes ver ou rever imagens do 1.º Maio de 1974, em Lisboa, no vídeo a seguir:

Fontes:
 http://youtu.be/0Fg6BT9WlYE

2 comentários:

  1. Gostei da evocação mas, desculpem o preciosismo, tenho dúvidas da possibilidade, na época, de uma manifestação com 500 mil pessoas...

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão. Acho que com mais atenção na pesquisa que fui fazer , agora repus a verdade, embora os relatos sejam muito díspares. Uma coisa é certa, segundo um relato de um jornal da época “não saia qualquer fumaça das altas chaminés das fábricas e dos engenhos, e as coisas assumiam uma aparência de sabá (o sábado judeu)"

    ResponderEliminar