segunda-feira, 23 de abril de 2012

3 semanas - 1 sonho… Estágio do 1º AI


As alunas do 1º ano do Curso de Apoio à Infância acabaram de fazer o 1º estágio (formação em contexto de trabalho) em instituições com variadas valências: creche, jardim de infância e atividades de tempos livres (ATL).
Aqui ficam algumas frases, de algumas das alunas, retiradas de um texto livre feito sobre “3 semanas 1 sonho…” 
A minha formação em contexto de trabalho começou no dia 12 de março e acabou no dia 30. A maior dificuldade que senti foi organizar os meninos nos seus trabalhos. Micaela Moteiro.
Também existiram momentos engraçados, tais como as crianças tratarem-me como adulta e chamarem-me professora ou quando estávamos no cantinho a contar novidades deles ou da família e um deles me chamou mãe! Carina Soares
Senti-me, durante estas três semanas, muito feliz e o mais importante é que senti que é isto mesmo que eu quero para o meu futuro. Nicole Eloy
Quando  os vi ir embora, no último dia, vieram-me as lágrimas aos olhos. Nunca me vou esquecer destas crianças. Enquanto estava com elas todos os meus problemas se afastaram. Ana Rasteiro
Um dos momentos mais marcantes, da 2ª semana,  foi quando dois irmãos gémeos, com 1 ano de idade, conseguiram aprender a andar. Bárbara Faria
Nas duas semanas que estive no berçário, notei muita evolução nas crianças como, por exemplo, tentarem e conseguirem, sem ajuda,  ficar de pé agarradas a uma mesa. E como elas compreendem tudo o que se lhes pede para fazer, mesmo sem saberem falar!  Ana Querido
Um dos momentos engraçados foi quando uma menina adormeceu, no colchão, a ver um filme e fez  xixi na roupa…Limpei  e ela, meia adormecida, repetiu o ato e eu limpei outra vez…Sofia Mourão.
Coisas engraçadas com crianças da creche: algumas enquanto almoçavam adormeciam na mesa. Havia até uma, de um ano, que baloiçava a cadeira sozinha para dormir…Sandra Vieira
No primeiro dia, ao entrar dentro do jardim, um “nó” formou-se dentro de mim. Tinha medo que nada fosse correr bem (…) No último dia custou  imenso vir-me embora, pois todas as pessoas, as crianças e até os seus pais foram todos muito queridos.  Ana maia
Os sentimentos de alegria, tristeza, entusiasmo, aparecem todos à mistura, porque é bom quando brincamos com eles (até parece que voltamos a ser crianças!), tristeza porque não gosto de dizer ”estás de castigo” ou “o que fizeste é errado”, de entusiasmo porque damos tudo para eles se desenvolverem e serem os melhores. Lara Sousa
A pior coisa que me podem mandar fazer é ralhar com as crianças. Catarina Serra
Alegria , calma, simpatia e amor foram os sentimentos que mais eu experimentei, mas a irritação chegava quando eles me desobedeciam e o medo, sim, também o experimentei, pois no berçário havia dois bebés , muito novinhos, que eram tão frágeis que eu até tinha medo de lhes tocar(… )Sim foram três semanas excelentes! Sara Guerreiro
 Passei por momentos engraçados! As coisas que nós não sabemos…Estava a mudar uma fralda a um bebé e virei-me para o lado para agarrar uma toalhita e quando me voltei fui”regada” por um  xixi que entretanto saiu… Miriam Mota.
O acompanhamento foi muito bom, tanto por parte da educadora como por parte da orientadora. A educadora ajudou-me a superar os obstáculos e ensinou-me coisas que não sabia em relação às crianças e a orientadora ajudou-me dando sugestões e dicas para melhorar o meu trabalho. Lídia
A maneira como as crianças me receberam também foi muito positivo. No primeiro dia em que a educadora me apresentou houve logo crianças que começaram a meter-se comigo para eu ir brincar com elas. Adriana Silva
Houve  momentos positivos porque pude aprender muitas coisas na prática que já tínhamos apreendido teoricamente, conhecer novas experiencias, participar nas tarefas desenvolvidas, brincar com as crianças. Anilsa Gonçalves
A Formação em contexto de trabalho, este ano chegou ao fim com muita pena minha. Daniela Gaspar

Texto organizado pela docente de TPIE

Sem comentários:

Enviar um comentário